Monday, April 04, 2005

20. João XXI, o Papa português - nota breve

Pedro Julião, mais conhecido por Pedro Hispano ou Pedro Hispano Portucalense, nasceu em Lisboa, em 1205 ou 1210, e morreu em Viterbo (Itália), em 1277. Médico e filósofo, chegou a papa, tendo adoptado o nome João XXI.

Estudou em França e Itália. Leccionou filosofia em Paris e medicina em Siena. Esteve também na Corte de Frederico II. Foi arquiatra (médico assistente) de Gregório X. Após a morte deste último, em 1276, e dos seus sucessores, no mesmo ano, foi, em Setembro, ainda de 1276, nomeado papa.

Antes de atingir o Papado, foi Prior de Mafra, cónego da Sé de Lisboa, prior da Colegiada de Guimarães e, finalmente, eleito arcebispo de Braga, não tendo sido confirmado por, sendo já médico assistente do Papa, este o ter nomeado cardeal bispo de Tusculum. Foi um dos participantes do II Concílio de Lyon. Dante cita-o na Divina Comédia.

Em 1276, faleceu o Papa Gregório X, tendo-lhe sucedido Inocêncio V e, por força do passamento deste, Adriano V, que igualmente faleceu no mesmo ano. Na sequência destes óbitos chegou Pedro Hispano, João XXI, ao pontificado. Talvez essa a razão por que alguns dos seus detractores referem, curiosamente nunca de forma muito afirmativa, que se tratava de clérigo apagado e de fraca preparação, que só levou a bom termo o seu múnus pontifício por se ter rodeado de colaboradores de elevado gabarito.

Ora, tal alegação parece cair pela base logo que se tenha presente que João XXI foi autor do Tractatus, mais tarde chamado Sumulae logicales (Súmulas da Lógica), em que resume o pensamento lógico de Aristóteles. A obra foi mesmo adoptada como compêndio universitário em toda a Europa até meados do século XVI, por cerca de três séculos, portanto.

Dedicou-se igualmente a escrever sobre medicina, tendo comentado Galeno e Hipócrates e publicado Thesaurus pauperum, enciclopédia de estudos médicos, editada mais de 80 vezes em diversas línguas europeias.

Muito conhecido pelos vastos conhecimentos em ciências várias, João XXI foi papa por apenas oito meses e uma semana. Tendo recebido ferimentos graves, quando da derrocada de uma parte do Palácio dos Papas, em Viterbo, que se encontrava em obras de restauração e alargamento, que ele próprio decretara, faleceu em 20 de Maio de 1277.


Texto elaborado a partir de recolha de fontes diversas.